Esse nome deriva da cidade que originou o estilo, Pilsen, na região da Bôemia - República Tcheca.
Esse estilo foi produzido pela primeira vez em 1842 e rapidamente se tonou o estilo mais consumido do mundo.
Atualmente o estilo que mais se aproxima do original é o Bohemian Pilsener, mas existem ainda mais 2 seguimentos: Geman Pilsner e Classic American Pilsner.
Vamos falar um pouco sobre esses 3 estilos.
Bohemian Pilsner:
Conhecido também de Pilsen Checa, é o estilo que nos traz a mesma experiência daquele de 1842. É um estilo rico no buquê, extremamente refrescante. Tem uma alta percepção do malte, porém em total equilíbrio com o lúpulo.
Seu teor alcoólico varia de 4,2% a 5,4%. Os melhores copos para degustar esse estilo são o Pokal e a Tulipa.
A cor varia de amarelo-palha a dourado, mas sempre límpida e cristalina. Tem um espuma densa, cremosa e duradoura. No corpo traz um amargor médio, mas que logo desaparece.
São representantes desse estilo: Pilsner Urquell, Budweiser Budvar (Czechvar nos EUA), 1795 Original, Bohemian Pilsner, entre outras.
German Pilsner:
Irmã da Bohemian Pilsner, porém adaptada para as condições Alemãs. Assim como a sua irmã, tem espuma branca e cremosa. No sabor tem um amargor mais intenso e persistente. É mais seca e leve que a Bohemian.
As representantes do estilo são: Warsteiner Premium Verum, Bitburger Premium Pils, Konig Pilsener e Dado Bier Original, entre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário