quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Estilo: Premium American Lager

Fala galera. Hoje começamos mais uma coluna aqui no blog. Estou falando da coluna Estilo, ela vai abordar sobre um determinado estilo de cerveja, vai pintar aqui no blog toda quinta feira.

E para começar vamos falar sobre um estilo muito conhecido por todos e ao mesmo tempo desconhecido, como assim?

Sabe aquele breja gelada que tomamos no boteco? Dá uma olhada na latinha que você tem na geladeira, lá vai estar escrito: Cerveja Pilsen, correto?

Pois é meu caro amigo cervejeiro, isso está ERRADO. Mas não fique desiludido, vamos explicar aqui qual é o verdadeiro estilo dela ;)

As cervejas do estilo Premium American Lager tem teor alcoólico que vai de 4,6% até 6,0%. Os copos sugeridos para bebe-lá são: o Pilsen, o Lager, o Americano ou o Pokal (são aqueles cálices, tipo o da Stella Artois). Se ficou com dúvida, consulta o link: 

http://www.brejaminha.blogspot.com.br/2015/01/copos-sera-frescura-parte-1.html

Esse estilo é caracterizado por conter mais malte de cevada e não usar tantos adjuntos, no máximo 25%.

O aroma mostra a maior presença de malte, que é responsável pela coloração dourada e o levemente doce. A maior quantidade de lúpulo, usado para contrabalancear, aumenta seu amargor.

Essas cervejas têm uma qualidade superior as Standard American Lager (Skol, Brahma, Kaiser, etc), pois elas são feitas com ingredientes de melhor qualidade.

Alguns exemplos desse estilo: Heineken, Stella Artois, Corana Extra, Birra Morreti, Harp Premium. 

No Brasil temos: Brahma Extra, Serramalte, Baden Baden Cristal, Colorado Caium, Therezopolis Gold.

O legal ao conhecer mais sobre cerveja é que você vá aplicando esse conhecimento, não beba por beber. Sinta o aroma, veja como ele é diferente da cerveja comum. O aroma é obtido pelo malte. Ao beber, passe a cerveja por toda a lingua, por toda a boca, sinta o gosto. O amargor é obtido pelo lúpulo, quanto mais lúpulo mais amarga.

O importante é ter prazer ao beber e saber o que se está consumindo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário